Para quem gosta de futebol e da história do futebol, o Azteca é um Templo Mágico.

O tour ao Estádio fez parte do mesmo dia de visita ao Museu de Frida Kahlo e Xochimilco. Contratamos um taxista do Hotel Room Mate Valentina por 1300 pesos (cerca de 240 reais) e ele nos levou a esses 3 locais.

Chega-se no Estádio através do Metrô Estádio Azteca. Fica localizado no extremo sul da Cidade do México, Bem distante da zona Central. Apesar da distância, pisar no mesmo solo aonde Pelé e Maradona encantou o mundo é puro deleite.

O tour custa cerca de 80 pesos e dura cerca de 50 minutos. Logo na entrada há vários souvenir remetendo a Copa de 70 e a de 1986, com o simpático mascote da Copa de 86 ornamentando camisas, canecas, canetas e pins.

DSC_0702 DSC_0705

No começo, uma guia super simpática nos explica toda a história da construção do Estádio, inaugurado em 29 de maio de 1966. O Estádio pertence a um dos maiores Clubes do  País, o Club América.

Sediou algumas partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 1968, o Pan de 75 e a Copa das Confederações de 1999. Com 19 jogos, é o Estádio, ao lado do Centenário de Montevideo, o que mais sediou jogos de Copa do Mundo, além de duas finais de Copa.

Em 2005, sediou o primeiro jogo da NFL fora dos EUA, entre Arizona Cardinals e San Franciso 49ers, sendo o maior público da história da NFL, com 103.500 espectadores.

DSC_0707 DSC_0709

 

Logo na entrada do Estádio, há várias placas comemorativas, dentre elas os da Copa de 70 e 86, a mão de Deus em 22 de junho de 1986 de Maradona contra os ingleses, o fantástico gol no mesmo jogo do mesmo Maradona.

DSC_0748 DSC_0724

Depois das placas, um corredor enorme contando a história das Copas, com cartazes, lembranças e um mural com todos os times que já jogaram nesse Estádio e o resultado de todas as partidas.

No chão, há alguns autógrafos eternizados, dentre eles Pelé, Maradona, Ronaldo e Roberto Carlos.

Após o corredor, visita-se a sala de Imprensa aonde um simpático Mexicano te proíbe te tirar fotos e te oferece a módicos 50 pesos um retrato da sala de Imprensa.

O mesmo ocorre no vestiário do Club América, aonde se chega depois de passar por um corredor bastante largo.

 

Ao adentrar o Estádio, é impossível não se impressionar com o tamanho, suas instalações e seu porte. Partidas memoráveis foram jogadas por lá. O Guia te leva ao banco de reservas e á estátua do torcedor símbolo do América do México. A gritaria e o eco que o Estádio produz no final da visita impressiona até quem não curte muito futebol.

Passeio extremamente recomendado.

Para agendar qualquer passeio na Cidade do México, clique aqui

Para se hospedar na Cidade do México, clique aqui

Quer ajuda para ir ao México? Clique aqui

Posts relacionados – Frida Kahlo e Xochimilco

 

 

 

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *