Encante-se no Museu de Frida Kahlo

O passeio ao Museu de Frida Kahlo foi a parte final de um tour que fizemos no mesmo dia ao Estádio Azteca e a Xochimilco. Estávamos em um hotel na Zona Rosa chamado Room Mate Valentina e, como tínhamos pouco tempo, contratamos um taxista do próprio hotel por 1300 pesos Mexicanos (cerca de 240 reais). As distâncias na Cidade do México são enormes. Todas essas atrações têm metrô muito perto mas não queríamos perder tempo. O Museu de Frida fica na estação Coyacan de metrô.

A casa onde ela e Diego Rivera viveram fica no Bairro de Coyocán. Um simpático bairro da elite boêmia mexicana. O Bairro é super aconchegante e repleto de história e arte, restaurantes modernos e museus de vanguarda. Uma mistura de passado e presente chique. Casas coloridas, praças e ruas tranquilas, bem diferentes de bairros mais badalados como Condesa e Polanco. Vale a pena flanar por Coyacan.

DSC_0853

 

O preço da entrada do Museu é de 120 Pesos Mexicanos e 40 para estudantes. Vale lembrar que esse Museu dentro outros no México cobra uns 60 Pesos para se tirar fotos. Desde que sem Flash.

DSC_0865

O Museu não é imenso, mas é bem distribuído e cheio de quadros expressivos, obras, retratos, objetos e rabiscos da artista mais importante da história mexicana.

A vida dela é bastante interessante. Ela nasceu na Casa azul e viveu por lá toda a sua vida. Contraiu poliomelite na infância que a deixou manca por toda a vida. Sofreu um acidente seríssimo que a impossibilitou de ter filhos. Suas saias longas expostas na casa escondia suas pernas. Suas obras retratam sua frustração e sua vida sofrida.

Quando pensamos em alguma personalidade marcante do México, é comum lembrar de Frida Kahlo. Com suas roupas coloridas, quadros expressivos e a característica “monocelha”, a artista refletia em si mesma e em sua arte algumas marcas tipicamente mexicanas. Por isso, não dá pra ir à Cidade do México e não visitar a casa onde cresceu, viveu e morreu um dos maiores expoentes artísticos do país.

A história de Frida é interessante do começo ao fim, o que dá mais curiosidade de conhecer o seu ambiente para entender melhor suas obras. Ela nasceu na casa azul e lá viveu toda a sua sofrida vida. Desde uma poliomelite contraída na infância que a deixou manca, até um gravíssimo acidente que a impossibilitou de ter filhos, os acontecimentos foram deixando suas marcas na personalidade aparência de Frida, que passou a usar saias longas para esconder suas pernas, e que expressou sua frustração em não poder ter filhos em muitas de suas obras (muitas das quais expostas na casa).

DSC_0873 DSC_0869 DSC_0868

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Andando peço Museu, é impossível não perceber seu viés comunista. Diego era dirigente do Partido Comunista Mexicano e a casa é repleta de fotos de líderes comunistas da época, como Lenin, Mao, Leon Trotsky e Stalin. No seu exílio, Trotsky morou um bom tempo nessa casa.

 

DSC_0874 DSC_0877 DSC_0879 DSC_0881 DSC_0882 DSC_0891 DSC_0898 DSC_0903 DSC_0906

Passeio extremamente recomendado.

Para agendar qualquer passeio na Cidade do México, clique aqui

Para se hospedar na Cidade do México, clique aqui

Quer ajuda para ir ao México? Clique aqui

Posts relacionados – Estádio Azteca e Xochimilco

 

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *